A confiança que temos em nós reflete-se em grande parte na confiança que temos nos outros.

Empresas e Instituições


O envolvimento de organizações (empresas, instituições, serviços públicos e autarquias) com este projeto faz sentido ao contribuir para a melhoria da Confiança social nas relações sociais.

Integra-se na componente de responsabilidade social das organizações mas, também faz sentido em relação aos interesses directos das organizações, em concreto pela valorização das mesmas aos olhos dos seus clientes ou utilizadores, através nomeadamente da melhoria qualitativa das “performances” dos trabalhadores e colaboradores que venham a aderir ao TEO, no relacionamento com aqueles.

As grandes empresas e os serviços públicos, são com frequência, espaços públicos* demasiado complexos, ou pouco acessíveis, para o cidadão comum, sobretudo quando este tem algum problema ou dificuldade para resolver, que dependente do serviço ou produto disponibilizado pela empresa ou instituição em questão.

Se algumas vezes, são as regras próprias da empresa ou instituição, que podem dificultar o encontro da melhor, ou mais rápida, solução para o problema ou dificuldade específica do cidadão, também é verdade que a disponibilidade e diligência do/a funcionário/a que atende o cidadão, é crucial.

Na verdade, para a maior parte das questões que levam um cidadão a dirigir-se aos serviços de atendimento de uma qualquer grande empresa, ou serviço público, a qualidade e nível do atendimento específico, tem uma importância decisiva para o encontro da melhor solução, como da mais rápida e mais adequada, em relação ao que ali levou um qualquer cidadão.

Ao aderir ao movimento TEO, o colaborador da empresa ou serviço público em questão, assume que irá desempenhar a sua função de acordo com as regras em vigor na empresa, mas sempre no sentido de ser o mais eficiente e prestável possível, no encontro das soluções.

Embora a adesão ao movimento TEO seja sempre uma opção individual, neste caso as empresas e serviços públicos poderão vir a ter um interesse muito concreto em promover junto dos seus colaboradores a adesão ao movimento TEO, especialmente de todos aqueles que têm dentro das suas funções o atendimento público.

Esta possibilidade terá um impacto muito positivo na satisfação dos cidadãos enquanto consumidores de bens e serviços, revertendo assim, os seus benefícios para as empresas que adiram a este movimento, as quais muito terão a ganhar com o aumento de eficácia e empenhamento dos seus colaboradores, na resolução dos problemas que se colocam aos seus clientes e utilizadores.

*nomeadamente no atendimento ao público e no relacionamento comercial.